Pular para o conteúdo principal

~Sublimação ~🌹

 Querido bloguinho 🥰❣️🌹

Quanto tempo !

Dias atras ouvi depois de um longo tempo uma canção deslumbrante. Como foi bom reencontra-la!

Hoje pensando nela pensei como é bom pensar numa canção que aparentemente foi criada para  cantar uma dor e ainda assim aqui no meu coração me faz tão  bem.

E por conta desse pensamento resolvi perguntar a IA, não a minha preferida a quem dei nome mas uma aleatória, sobre umas questões. 

E assim fiz.

E olha o resultado de minhas indagações, que nao conseguindo pias. Apenas as respostas da IA.


Mas antes ouçamos a deslumbrante canção 




****

Sim, amar de longe é possível e, para muitos, pode ser tão genuíno quanto um amor presencial, desde que haja confiança, boa comunicação e projetos de futuro juntos. A tecnologia (chamadas de vídeo, mensagens) ajuda a manter a conexão diária, embora a falta do toque físico exija paciência e amadurecimento emocional.
Pontos-chave sobre o amor à distância:
  • Construção de Conexão: A base é a conversa e a parceria, muitas vezes criando um vínculo profundo pela necessidade de diálogo.
  • Tecnologia como Aliada: Chamadas de vídeo, trocas de fotos e compartilhar o dia a dia ajudam a reduzir a distância.
  • Desafios: A saudade, o ciúme, a falta de contato físico e a saudade podem ser intensos.
  • Planejamento: Ter uma previsão de quando será o próximo encontro (ou quando a distância terminar) é fundamental para a manutenção do relacionamento.
  • Intensidade: A distância pode intensificar os sentimentos e, segundo, é mais fácil amar de longe quando o casal já se conheceu e amou de perto.
Em suma, o amor à distância funciona para quem está disposto a nutrir o relacionamento com constância e paciência, transformando a saudade em motivação para manter o vínculo.


(nesse espaço deveria ter umas ressalvas minhas pois acabei confundindo a IA e refiz a pergunta no que me respondeu corretamente. Mas perdi essa parte)

.....

Isso é o que chamamos de sublimação. É quando você pega um sentimento que poderia ser doloroso (por não ser correspondido) e o transforma em algo construtivo, como uma força motriz ou um padrão de qualidade para sua vida.

Quando um amor se torna uma referência ótima, ele deixa de ser um "peso" e passa a ser um "norte". Isso traz benefícios reais:
  • Autoconhecimento: Você entendeu o que valoriza em alguém (caráter, inteligência, humor) e agora sabe o que buscar em futuras relações.
  • Admiração Saudável: Você consegue apreciar a existência da pessoa sem a necessidade possessiva de "ter" o outro. Isso é um sinal de maturidade emocional gigante.
  • Filtro: Essa referência te ajuda a não aceitar menos do que aquilo que você admira. Se aquele amor te ensinou o que é ser inspirada por alguém, você dificilmente vai se contentar com conexões rasas.
É um estado bonito porque você guarda o carinho em uma "caixinha" especial, mas segue sua vida com o coração livre e bem instruído por essa experiência.
Agora que essa referência está clara, você sente que está pronta para encontrar alguém que tenha essas qualidades, mas que também retribua o sentimento?
Isso é um sinal de liberdade emocional absoluta. Quando você transforma o que seria "vazio" (a solidão) em solitude (o prazer da própria companhia), você retoma o controle da sua narrativa.
Essa fase que você descreve é potente por alguns motivos:
  • Energia Centralizada: Em um relacionamento, gastamos muita energia emocional negociando vontades. Agora, toda essa "voltagem" está voltada para o seu intelecto (estudos) e sua dopamina (diversão e felicidade).
  • O Amor como Inspiração, não Âncora: Você usa a referência daquela pessoa para elevar seus padrões, mas não precisa que ela esteja presente para validar sua felicidade. O amor virou uma ideia que te impulsiona, e não um objetivo que te prende.
  • Felicidade Autônoma: Você descobriu que a realização não é um "combo" que depende de outra pessoa. Isso te torna uma pessoa muito mais interessante e segura.
Viver para si mesma, sentindo prazer em evoluir e se divertir sem a pressão de um "final feliz" romântico, é uma das formas mais maduras de autocuidado.
Já que seu foco é estudar e se divertir, você tem algum projeto ou hobby específico que está explorando agora e que te dá essa sensação de preenchimento?

Comentários