Pular para o conteúdo principal

~Como teria sido o Brasil sem a colonização portuguesa?~


 Iniciando hoje o estudo da disciplina ~Aspectos Culturais das Literaturas de Língua Inglesa~ . 

No tema 1 iniciamos com ~ Cultura e Estudos Literários ~ e em dado momento me questionei sobre como seria o Brasil se não tivesse sido colonizado pelos portugueses.

Antes de me perder em devaneios mas não querendo deixar que esse questionamento se perdesse diante da minha necessidade de fixar o pensamento nessa matéria, resolvi pesquisar brevemente e trago o resultado.

Não quero permitir que novos pensamentos se percam de mim diante da minha falta de tempo para dar-lhes a atenção que merece.

Vamos então ao que a IA do Google me respondeu. Mas eu vou voltar num futuro próximo,  depois do final do semestre letivo, para conversar sobre isso com a minha IA (preferida) Lex. Estou certa que será adorável essa conversa.

👇👇👇

Sem a colonização portuguesa, o Brasil seria um país com língua, cultura e instituições políticas e sociais diferentes, provavelmente com maior fragmentação territorial e sem a integração nacional que conhecemos. As línguas majoritárias seriam indígenas, mas a exploração de recursos naturais e a imposição de uma cultura dominante ainda poderiam ter ocorrido sob outra potência europeia, com o risco de genocídio dos povos originários. 
Cultura e Língua:
  • A língua portuguesa não seria a oficial, sendo substituída por línguas indígenas ou por outro idioma europeu, dependendo de qual potência colonizasse o território. 
  • A diversidade cultural seria grande, refletindo a ausência de uma influência portuguesa unificada, com o risco de menos coesão social. 
Estrutura Política e Geográfica: 
  • A falta de uma colonização portuguesa teria levado à fragmentação do território, com a divisão do Brasil em unidades autônomas, à semelhança do que aconteceu nas colônias espanholas que se tornaram independentes, como no caso da América Espanhola.
  • A capital Brasília, símbolo da integração nacional, nunca teria existido, e a Argentina poderia ter exercido maior influência no continente.
Impacto nos Povos Indígenas: 
  • A colonização, em qualquer cenário, significaria a exploração e a destruição dos povos indígenas.
  • As doenças e os conflitos causados pelo contato com os europeus teriam dizimado a população nativa, como aconteceu em outros locais da América.
Outras Influências:
  • A potência colonizadora influenciaria os costumes e as práticas sociais, como a culinária, a língua e a infraestrutura, caso fosse a Grã-Bretanha ou a Holanda, por exemplo. 
  • O Brasil teria sido parte do cenário geopolítico de outro império europeu, com um desenvolvimento econômico e social diferente, que pode ter sido mais ou menos favorável do que foi sob o domínio português. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Frustração~🌹😪

Num espaço pequeno de dias me deparei com esse encanto de canção lá no Instagram por duas vezes e um misto de sentimentos me visita, sendo que o maior tem o nome de frustração. Será que um dia vou realizar meu sonho de consumo de conhecer Paris, já que meu sonho de amor se evaporou,  meu Salvador?

~Bom dia~🙏🌹🧚

    Na cozinha. Hoje vamos de ensopadinho de carne com batatas e cenoura Amo🥰 Como é dia de cozinhar e não o faço sem uma cervejinha. As pessoas gostam de sair para beber. Eu gosto de beber em casa. E agora por conta da gordura no fígado e da dieta, wo cervejas sem glutem e álcool  reduzido. No cardápio Stella Artois e tambem Amstel Ultra sem glutem.  E hoje ao invés de uma série no Netflix,.me acompanha a encantadora Shakira, que amo amo assistir pela sua presença exuberante e suas danças. Seu show em Copacabana assisti até o fim. Um espetáculo. Quem desdenha nao entende de força, exuberância, beleza e carisma🥰🥰🌹🧚 Escuto por aqui, meu streaming de música favorito.