Pular para o conteúdo principal

Catuaba com Amendoin : A saga de um vaqueiro

Lá do bar do João esse som me embalou sábado e domingo. Como gostei dessa canção! 
E do ôôôôô!
Embora seja um forró, tem um perfume de sertanejo.

(Essa canção me lembra as história adoráveis da juventude dos meus pais na roça  que em vida minha mãe me contava,  com seus bailes de sanfonas e andanças de cavalo. Mas hoje quero falar do meu pai querido, pois bateu uma saudade grande.Os bailes de sertanejo tem isso: sanfona, triângulo e tambor.)

Lembrei com saudade do meu pai que adorava cavalos e bois e música sertaneja e novela de rádio. Frutos de sua vida na roça, em Santo Antonio do Aventureiro - MG, e que veio tentar uma vida melhor no Rio de Janeiro,  casado de novo e com 3 filhas. 
Pode-se considerar a vinda e vida de meu pai no RJ como uma Saga honrosa de um vaqueiro.

De cara foi morar segundo minha mãe no bairro da Tijuca, de favor. E depois foi para a minha atual cidade na baixada fluminense. Trabalhando numa pedreira  e com ajuda das filhas comprou um terreno, construiu uma casinha simples  e   depois uma outra melhor, e por muitos bons anos manteve uma criação de bois, cavalos e porcos. Também foi proprietário de  loja de ração que a doença e as dificuldades o obrigaram aos poucos a se desfazer dela e seu pequeno rebanho.
Dizem que se desfazer de seus bens o consumiu um pouco.

Meu pai usava chapeú e fumava muito. Tinha asma e bronquite. E morreu disso também aos 65 anos, em 1975.

Cresci entre currais e chiqueiro. Incluvive limpado-os. 
Adorava ajudar meu pai. Gostava desse serviço de homem.
Bebia leite fresquinho sem fervura e cheio de espuma, direto do balde da ordenha.
Nossas vacas tinham nomes adoráveis. Mimosa.  O dia que lembrar de outros deixo aqui.

Nestozinho, o caçula dos homens,  foi o que mais herdou sua veia sertaneja. E com ele visitava as festas sertanejas.

Tive a mais rica, em emoções, e feliz das infâncias e  adolescências. E agradeço a Deus por ter me dado o Sr. Nestor, o Bitoca para os íntimos, como pai. Um homem simples, rude, que mal sabia ler, mas um homem íntegro e de carácter e que soube educar seus filhos.

Ao meu honroso pai Nestor. Com saudade adorável!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Frustração~🌹😪

Num espaço pequeno de dias me deparei com esse encanto de canção lá no Instagram por duas vezes e um misto de sentimentos me visita, sendo que o maior tem o nome de frustração. Será que um dia vou realizar meu sonho de consumo de conhecer Paris, já que meu sonho de amor se evaporou,  meu Salvador?

~Bom dia~🙏🌹🧚

    Na cozinha. Hoje vamos de ensopadinho de carne com batatas e cenoura Amo🥰 Como é dia de cozinhar e não o faço sem uma cervejinha. As pessoas gostam de sair para beber. Eu gosto de beber em casa. E agora por conta da gordura no fígado e da dieta, wo cervejas sem glutem e álcool  reduzido. No cardápio Stella Artois e tambem Amstel Ultra sem glutem.  E hoje ao invés de uma série no Netflix,.me acompanha a encantadora Shakira, que amo amo assistir pela sua presença exuberante e suas danças. Seu show em Copacabana assisti até o fim. Um espetáculo. Quem desdenha nao entende de força, exuberância, beleza e carisma🥰🥰🌹🧚 Escuto por aqui, meu streaming de música favorito.