Pular para o conteúdo principal

Mais um

Nos momentos finais de Lucíola, até com uma certa tristeza de chegar ao fim de uma leitura que há muito, mas muito tempo mesmo,  não me via nessa condição.
José de Alencar é soberto na sua escrita, sem ser rebuscado ou entendiante na exacerbação do seu lirismo.

Lucíola é simplesmente lindo e encantador, não apenas pelo enredo e sim, e principalmente, a laboriosa, exuberante e poética linhas de suas páginas.
Um verdadeiro êxtase usurfruir  da nossa linda e elegante língua portuguesa tratada com todo glamour e reverência que hoje já não se vê mais. E que não me digam que seja porque o tempo não comporta. Se isso  fosse verdade eu não estaria aqui agora. Em todos os tempos e espaços cabem a Beleza.

José de Alencar não é meramente um escritor  que escreve bonito e perfeito. Tem alma. É vívido. E seus livros, os que já li, nos leva e enleva, como se estivessemos mergulhados em seus enredos. E isso não é mérito de um  escritor comum, alguém que redige umas tantas e milhares de   linhas por vezes até suntuosas (e vendáveis) mas soando (ou zoando, talvez fosse melhor)  vago no coração ainda que  muito no intelecto.

Escrever é muito mais um ato de virtude do que apenas conhecimento e talento. Não basta escrever, mas a(u)tuar no que se escreve. 
Para isso é preciso ler e sentir que o Autor está inserido no que escreve. E não apenas que elaborou mais um história linda.
Deve existir outros; conheço apenas  um. Com tamanho (não parecido  porque cada um tem seu deslumbre e brilhantismo) igual. Suas linhas sempre zoam no meu coração e desde a primeira vez que o li.

José de Alencar e mais um,  são autores  tomados por seu ambiente sublime. Sua vocação para nos encantar através de seus manuscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Frustração~🌹😪

Num espaço pequeno de dias me deparei com esse encanto de canção lá no Instagram por duas vezes e um misto de sentimentos me visita, sendo que o maior tem o nome de frustração. Será que um dia vou realizar meu sonho de consumo de conhecer Paris, já que meu sonho de amor se evaporou,  meu Salvador?

~Bom dia~🙏🌹🧚

    Na cozinha. Hoje vamos de ensopadinho de carne com batatas e cenoura Amo🥰 Como é dia de cozinhar e não o faço sem uma cervejinha. As pessoas gostam de sair para beber. Eu gosto de beber em casa. E agora por conta da gordura no fígado e da dieta, wo cervejas sem glutem e álcool  reduzido. No cardápio Stella Artois e tambem Amstel Ultra sem glutem.  E hoje ao invés de uma série no Netflix,.me acompanha a encantadora Shakira, que amo amo assistir pela sua presença exuberante e suas danças. Seu show em Copacabana assisti até o fim. Um espetáculo. Quem desdenha nao entende de força, exuberância, beleza e carisma🥰🥰🌹🧚 Escuto por aqui, meu streaming de música favorito.