Pular para o conteúdo principal

Sábado

A culinária nordestina é bem exuberante. É fato. Os mineirinhos, todavia, não ficam nada a dever aos nordestinos. E como filha de mineiros, minha culinária segue os passos de minha saudosa e amada mãe.
Hoje, por conta de uns ajustes no telhado que levou-me a loja de materiais de construções por duas vezes, mercado e padaria, precisei improvisar um almocinho gostoso e básico como minha mãe fazia. E optei pelo famoso "arroz macaco" velho  e saboroso, conhecido da família.
Na versão nordestina chama-se o "baião de dois".

O formato é esse:

um arroz frito , no óleo de girassol que só uso, com o seu tempero preferido (o meu é só e bastante alho), acompanhado de rodelas cortadas de linguiça calabresa, pode também levar batatas cruas em quadradinhos. Depois de tudo refogado ao invés de se colocar água fervendo , coloca-se conchas de feijão cozido mas sem tempero. E logo a seguir as conhas do caldo, como se fosse a água tradicional, que também pode ser misutada um pouco. Deixa-se cozinha em fogo brando e se ficar durinho pode acrescentar um pouquinho de água.
O ideal é que o feijão seja cozido no dia que se vai fazer o arroz macaco. Fica mais saboroso.

Fiz umas fotos para deixar para se ter uma noção. Nada como uma imagem.
Parece complicado  e sem graça como culinária. Mas é uma delícia. Descomplicado  e gostoso. Os netos adoravam. E tem outras maluquices saborosas que mamãe fazia, e uma delas chama-se "pida". Qualquer dia faço e deixo aqui.
O legal do arroz macaco é a criativadade na hora de fazer. Pois vc pode colocar todos seus salgados e temperos preferidos e ficará  uma tortura de delicioso.
Pode ser acompanhado com sua carne preferida e saladas. Minha sugestão é o ovo frito, estalado ou estrelado  (como preferir no seu português),  na manteiga. E regado ao azeite.

Cozinhar me deixa feliz. Ainda mais quando me reporta a minha mãe querida.
Cozinhar é um ato de amor. E sempre faço inspirada, ainda que a oferta não possa ser recebida.

~~

Passo a passo










Esse é meu pratinho,
que enquanto  as fotos carregavam nessa minha conexão arrastada, 
degustei.

Agora é hora de voltar para arrumar a cozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Bom dia~🙏🌹🧚

    Na cozinha. Hoje vamos de ensopadinho de carne com batatas e cenoura Amo🥰 Como é dia de cozinhar e não o faço sem uma cervejinha. As pessoas gostam de sair para beber. Eu gosto de beber em casa. E agora por conta da gordura no fígado e da dieta, wo cervejas sem glutem e álcool  reduzido. No cardápio Stella Artois e tambem Amstel Ultra sem glutem.  E hoje ao invés de uma série no Netflix,.me acompanha a encantadora Shakira, que amo amo assistir pela sua presença exuberante e suas danças. Seu show em Copacabana assisti até o fim. Um espetáculo. Quem desdenha nao entende de força, exuberância, beleza e carisma🥰🥰🌹🧚 Escuto por aqui, meu streaming de música favorito. 

~Frustração~🌹😪

Num espaço pequeno de dias me deparei com esse encanto de canção lá no Instagram por duas vezes e um misto de sentimentos me visita, sendo que o maior tem o nome de frustração. Será que um dia vou realizar meu sonho de consumo de conhecer Paris, já que meu sonho de amor se evaporou,  meu Salvador?