Nos meus estudos, Tema 3 - Introdução à Escrita Cientifica - (TCC), aprendendo (e agora) sobre as características dessa linguagem. Duas me parecem importante demais visto que não fazem parte do meu perfil de escrita e por isso deixo aqui, para me lembrar durante esses meses dedicado ao TCC.
Vejamos:
"1- Impessoalidade
Contribui para a objetividade da redação. É necessário tratar o assunto de forma imparcial e distanciada. Para isso, é importante redigir o trabalho com os verbos e pronomes na 3ª pessoa. A impessoalidade confere maior credibilidade aos argumentos – evitar “na minha opinião”, “o meu trabalho”, “eu penso” etc. Utilizar “o presente trabalho”, “neste trabalho” etc.
2- Objetividade
É característica fundamental da linguagem científica. A linguagem objetiva busca eliminar todas as impressões pessoais e subjetivas, portanto deve-se evitar as expressões “eu penso”, “eu acho”, “parece-me”, que dão margem a interpretações sem valor científico. A linguagem objetiva não busca interpretar, e sim descrever exatamente como as ações ocorrem. Deve ser uma linguagem objetiva, precisa, isenta de qualquer ambiguidade.
3- Estilo Científico
A linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, mas emprega-se, de preferência, um estilo simples, evitando o excesso de palavras e os preciosismos vocabulares. Também devem ser evitados os termos em desuso e as expressões vocabulares que tornam a construção gramatical muito complexa, assim como o uso de gíria ou expressões deselegantes.
É importante mencionarmos que o fato de ser um estilo simples não exclui a necessidade da correção gramatical!"
4- Clareza e Concisão
Toda questão, todo problema, informação ou ideia deve ser informada com absoluta clareza e precisão. Do ponto de vista técnico, a linguagem científica precisa ser acadêmica e didática – visa transmitir conhecimentos e informações com precisão e objetividade –, com frases curtas e diretas. Deve-se expressar ideias por meio de frases e palavras claras, e evitar frases muito longas, porque podem comprometer a clareza, dificultando a concordância gramatical.
5- Modéstia e Cortesia
Os resultados de um estudo ou pesquisa, quando cientificamente comprovados, falam por si mesmos. Dessa forma, o pesquisador não deve exaltar seus resultados, afinal, sua finalidade é expressar, e não impressionar. Também não é bom somente criticar os resultados de outros estudos, já que o seu trabalho também pode conter erros. Atente-se a isso ao elaborar seu texto e leve em consideração que a cortesia é a sucessão da modéstia.
Os resultados de um estudo ou pesquisa, quando cientificamente comprovados, falam por si mesmos. Dessa forma, o pesquisador não deve exaltar seus resultados, afinal, sua finalidade é expressar, e não impressionar. Também não é bom somente criticar os resultados de outros estudos, já que o seu trabalho também pode conter erros. Atente-se a isso ao elaborar seu texto e leve em consideração que a cortesia é a sucessão da modéstia.
Atenção
Para a redação ser bem concisa e clara, não se deve seguir exatamente o ritmo comum do nosso pensamento, que se baseia, geralmente, na associação livre de ideias e imagens. Assim, ao passar as informações para o papel, são necessários alguns cuidados e atenção às orientações para a escrita científica.
A redação deve ser organizada e estruturada, composta por parágrafos interligados entre si, ou seja, é importante ter uma ligação entre as informações de um parágrafo e outro, de modo que o texto tenha sentido. Sendo assim, quando se muda de assunto, muda-se de parágrafo, mas é preciso tentar inserir uma “chamada” para o assunto seguinte. O uso de parágrafos deve ser organizado de modo a articular o raciocínio: toda vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio, muda-se o parágrafo.
Não fique rendendo muito as informações para não se perder na ideia e no texto, afinal, a condição indispensável de uma boa redação científica é a clareza e a precisão das ideias.
Finalizando, após aprender um pouco sobre as diversas características da linguagem científica, que será amplamente abordada no decorrer deste conteúdo, vamos comentar brevemente alguns detalhes mais comuns relacionados à linguagem científica, pensando em auxiliar e direcionar o autor para uma redação neutra, precisa e clara:
Evitar usar termos muito técnicos, exceto em trabalhos especializados ou quando realmente houver necessidade;
Se necessário, usar termo técnico com cautela, para empregá-lo de forma clara e correta;
Evitar o uso de termos e expressões exageradas e muito rebuscadas, que não acrescentam e apenas dificultam a compreensão do texto;
Evitar termos da linguagem verbal e coloquial;
Evitar escrever o que não é necessário para a compreensão do texto, como colocar frases feitas ou linguagem sentimental;
Cuidado com o uso de palavras e expressões que podem gerar dupla interpretação; deixar claro o entendimento que o autor pretende passar, para não gerar dúvidas para o leitor;
Evitar usar expressões que limitam a comprovação, como “a maioria diz que”, “muitos afirmam que”. Seja objetivo e direto!
Concluindo, este módulo auxiliou na compreensão de questões importantes da redação de textos científicos. Deixou claro a definição da linguagem e seus princípios básicos, e a importância da linguagem científica como veículo de comunicação de resultados de pesquisas científicas. Pensando nisso, uma abordagem com linguagem científica facilita identificar o seu valor, já que estamos cada vez mais dependentes dos avanços científicos e tecnológicos, e a linguagem é o meio de estabelecer essa comunicação entre o ensino da Ciência e da relação entre as pesquisas e a sociedade.
Tema 3 - Introdução à Escrita Cientifica -
Módulo 1 - Linguagem Científica
Importância da linguagem científica para a produção
Disciplina TCC em Letras (Inglês)
Conteudista Profa. Ana Carolina Coelho de Oliveira
Trouxe todas as cinco características para trabalhar com limitações que possuo por conta de minha escrita aqui, repleta de pessoalidade, centrada no eu, já que sou o tema central, e de vícios de linguagem que precisam de disciplina.
Assim como eu, que parei os estudos para escrever aqui e agora. Por um boa causa, penso.
Sobre "preciosismos vocabulares", pesquisei para saber com detalhes.
Resumindo: escrever difícil, rebuscado, deve ser aquilo que minha irmã me impõe como defeito: sou metida pois gosto de falar difícil. Não é questão de gostar apenas, simplesmente flui.
Hoje numa rede usei a palavra indelével. "Marcas indeléveis". Será que isso é escrever rebuscado?!
Nota: encantada com a "a cortesia é a sucessão da modéstia" - bela semente. E tão encantada com as letras que trouxe todo o conteúdo.
Nesse Módulo 1 temos a seguinte composição:
1.1 linguagem,
1.2 linguagem verbal (1 vídeo),
1.3 linguagem científica,
Vem que te explico (2 vídeos),
Verificando o aprendizado.
E depois mais 3 módulos com seus subitens, e por fim
Conclusão: com as Considerações finais e um podcast.
E ainda tenho mais 2 temas e todo o mesmo processo para finalizar essa disciplina do TCC. Fora as outras 4 disciplinas, tudo sempre no mesmo ritmo.
Ai vem um fdp da rede social desmerecendo o diploma de uma universidade EAD. Excesso de vaidade, falta de empatia e respeito, explica. Desmereço totalmente uma pessoa assim. Parei de seguir e olha que gostava de suas postagens. Passo muito bem sem ela.
E vou dizer mais, acho que quem estuda EAD, se tiver interesse de fato, estuda com muito mais qualidade do que quem está na sala de aula, sujeito à dispersão da curiosidade alheia e outros. Aqui sou eu comigo mesmo, regulando minha dispersão e meus interesses; diferente de uma sala de aula com sua multiplicidade de olhares.
No intervalo de uma aula, nesse meu ultimo estágio, defendi o EAD com um professor de português. Não me deu razão verbalmente, mas titubeou em sua defesa. Eu me dei por vencida para encerrar a conversa e não deixa-lo mais constrangido.
Já perdi um pouco o foco no estudo de hoje, pois minha chefe me interrompeu aqui para pedir informações pelo zap. Mas vou voltar. Estou muito entusiasmado com esse conteúdo. Quando a matéria encanta, a gente se esforça.
Assistindo um vídeo com a professora conteudista fiquei tao encantada com ela, que fui no seu Lattes. Tão jovem e tão repleta de conhecimentos e tao simples! Amei.
"O conhecimento não deve servir para humilhar, e sim encantar as pessoas" Mario Sergio Cortela.
🥰
Lembrei dele agora.
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