Pular para o conteúdo principal

Eu & Dois Papas & Emily Dickinson~ 🌹

 Depois que iniciei minha graduação a falta de tempo reduziu minhas horas diante da tv ou tablet para assistir filmes e outros. Apenas nas horas das refeições me permitia esse luxo e com isso assistia um filme por completo.

Com o evento do AVC da minha irmã e sua internação por 21 dias e depois a vinda para minha casa, deixei um pouco de lado meus estudos e consequentemente as minhas horas de luxo começaram a me inquietar. Como podia me reserva ao luxo, e negligenciar com os estudos? Comecei a reduzir esses momentos.

Consegui recuperar as horas de estudo e colocar as matérias em dia no grito. Já finalizei e fiz as avaliações de 4 das 5 matérias. Tenho até amanhã para finalizar e realizar a avaliação a quinta e mais terrível , Língua Inglesa.

Muitos detalhes na gramática inglesa com todas as sintaxes, sintagmas , morphemas etc. E de endoidecer. 

Ontem consegui iniciar a lição quatro e talvez arrisque a avaliação sem completar as lições. Estudar bem de saúde já e uma tarefa intensa e com COVID, complica.

Entretanto, hoje antes de partir para os estudos resolvi aquecer minha alma e expandir meus horizontes emocionais. Lembrei então, das resenhas do Giancarlo , Revista Bula, e decidi por assistir ~ Dois Papas ~

Um filme de 2:05 minutos com atuações brilhantes do esplendoroso Anthony Hpkins e do não menos talentoso e adorável Jonathan Pryce.

Que filme, meus amigos!

Por conta dos estudos que clamam, parei ainda testando 1:39 minutos. Assisti o suficiente para aquecer a alma, fazer brilhar o olhar e suscitar sorrisos ao lábios cada vez que presenciava os diálogos entre um e outro.

Anotei dois momentos magníficos de prosa entre os personagens. E deixo aqui. 

Tenho cobrado de minha fé uma posição mais racional e menos romântica. Não quero ficar ficar presa a chavões religiosos (aqui quero dizer às " promessas de Deus",  tão recorrentes aos lábios dos religiosos ou talvez aqueles que considero mais espirituais e sensíveis. Me perdoe se pareço crítica vou cínica demais).

Alimentei minha fé sobre as perspectivas de andar com Cristo, de forma doce e crítica. E em encantei de novo com o chamado de uma fé mais lúcida e arguitiva. E tudo isso ainda arragaida ao meu jeito próprio de adoçar as coisas. (Troquei o romantizar pelo adoçar. Pois já não me soa tão inapropriada em mim).

Vamos lá!

Ratzinger recebe Francisco e caminham pelo lindo Jardim e sentam num banco de cimento.

A conversa já começa repletas de assertividade.

R - Acho que costuma dar o Sacramento para muitos que estão fora da comunhão, comonaos divorciados, por exemplo.

F - Não. Eu acredito que comunhão não é uma recompensa para os virtuosos. É comida para os famintos.

R - Ah, então o que importa são as suas crenças. E não o que Igreja vem ensinando há milhões de anos?

F - Marcos 2:17 - " Vim para convocar os pecadores",  como a Igreja ensina há milhares de anos.

R - Mas se não colocarmos uma linha ?

F - Ou construimos muros para separar.

R - Fala isso como se muros fossem ruins? Casas são feitas de muros. Muros fortes!

F - E Jesus construiu? Ele era a face da misericórdia. Maior o pecado, maior o acolhimento. O perdão é o dinamite que derruba os muros.

R- É...(faz aquele gesto com as mãos que podem significar " balela") tem resposta para tudo!

Tenho que andar. Vamos!

Esperto. Muito esperto. (Fala para Francisco enquanto caminha ao seu lado)

F - Nada é estático na natureza, ou no universo, nem mesmo Deus 

R - Deus nunca muda!

F - Sim. Ele muda. Ele está evoluindo. Ele se move.

R - " Eu Sou o caminho, a Verdade e a Vida"

Onde encontra-Lo se sempre se move?

F - (Hummm) No percurso.

.....

No percurso, irmãos. Penso que é o mais interessante jeito de conhecer a Deus. Ou talvez nos jardins e na natureza, ou mesmo quando aprendermos  a olhar através das janelas da vida,  pois Emily Dickinson escreveu que  ~ quando olhava através da janela via Deus no seu jardim, na forma de um pássaro cantante que por lá estivesse  ~ ... 

O que importa é buscar Deus através de uma sensibilidade própria e nossa, que possa redundar em mais solidariedade e ajudar a curar a nossa própria alma. Pois a adorável Emily, que desconheço e talvez não mereça saber as razões, viveu trancadinha em seu quarto por 20 anos solitária e assim morreu. Amaria estudar mais sobre ela.

Talvez seja mais necessário não apenas olhar através delas. Mas transpassa-las e chegar até aos jardins da Vida. Que não estão restritos ao nosso quintal. 


Nota: desliguei no filme depois disto. E imediatamente fui pesquisar já sobre o filme. Apareceu um link em que o próprio Papa Francisco, perguntado, responde que não existiu isso.

Mas o filme nos créditos inicias, diz que foi baseado em fatos reais. Ainda vou pesquisar mais. Adoro isso de pesquisar!

Envolvente demais. Depois retorno. Quando minha alma solicitar. Por hora já tenho material para devanear e me encantar. Ainda que eu não tenha  certeza da veracidade do que aqui narrado. 

O que deve importar mais não é a verdade das coisas apresentadas seja em livros ou filmes,  mas o quanto elas podem fazer novas, mais pensantes e humanas as nossas próprias verdada. Com isso colorindo e iluminando nossos percursos!

A gente precisa todo os dias se reencantar. Fica difícil olhar a vida a cada manhã com os olhos cinzas da realidade.

Me deseje bons estudos e boa prova, até amanhã meu prazo  final para ficar livre de "dependência " e iniciar meu segundo semestre plena 🥰😍


Atualizado as 16h10 ✓✓

Enquanto almoço volto ao ~ Dois Papas ~

Enquanto assistia Raitzinger tocando,  fui surpreendida pela vontade de saber se era apenas uma cena ou atributos do ator.

Descobri que Antony Hoppinks toca piano!!! Sensacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Seu calor humano~🌹

 Bom dia🌹 Hoje eu me deparei com essas belas postagens de 2012.  Confesso que não tenho certeza e  não entendo suas motivações de visitar meu bloguinho todos os dias. Porém, fico feliz. Certas postagens relembradas alimentam meu ser e meu otimismo e esperança na vida. Há postagens um pouco duras também visitadas. Aquele do "ano novo escureceu" é malvada. Mas não me permito pensar nelas, como penso e me deleito nas de bom sentimento quando postei. Como o doce Ferreira Gular me ensinou " a vida só consome o que nos alimenta". E meus alimentos são os melhores para satisfazer  minha fome e sede de belezas. Lamento que meus dias atuais não me permitem mais ser a garimpeira da beleza, como sempre me senti. E continuar trazendo para esse recanto de beleza e poesia minhas descobertas. Como as aqui apresentadas. Hoje me dedico mais aos estudos que vão ficando mais complicados. Faz parte, todavia. Obrigada com todo o meu coração de estar por aqui todos esses anos. Gostaria m...

~ Everybody's Changing~

Sou apaixonada pela ~ Banda Keane~ Sua beleza musical me acompanha aqui. Já no meu sexto período e imensamente feliz com minha graduação, mas muito envergonhada para falar. Desde o início da graduação, e apesar de  todas as dores da minha cirurgia e a reabilitação dolorosa - ainda não flexiona o joelho em 90 graus -, foi meu período de notas mais altas. Acima de 8 nas duas provas presenciais específicas de inglês. Radiante me sinto. Gratidão ao Deus da minha alma e meu Jesus amado pela presença doce, consoladora  e norteadora  no meu ❤❤❤ coração ❤ ❤ 🙏🙏 Nada seria sem essa minha pequena fé.  Urgentemente preciso destravar a fala e assim me dedico a ouvir canções na língua inglesa,  agora como aprendizado. Usando Amazon Music, o que mais gosto, para tal. Ruthinha amada disse "não assista filme dublado". Disse a ela que não faria. Mas pouco consigo. Amo um filminho mas como distração, não como instrumento de estudo.  Assim, escolhi as canções para serem meu ...

~Sementes~🌹

  “Nunca digas que esqueceste um amor diga apenas que consegue falar nele sem chorar, pois o amor é… inesquecível." João Guimarães Rosa

~Deixei assim~🙏🌹

 No ônibus que nos levará para a Barra da Tijuca. Que parto foi sair de casa. Não tanto pelas coisas que precisava deixar arrumadas e sim pelo sentimento de abandono de mim. Nosso lar é onde nosso coração se sente sossegado e acariciado.  Se você vive num lugar onde seu coração não se sente em paz, confortável em si mesmo, se convença de que não é o seu lar ainda que do lado de fora tudo te faça crer que sim. Deixei minha casinha assim: Meu encosto está imundinho. Devo dizer. Culpando o  trabalho🤭🤭 Nesse mês de janeiro trabalhei 19 dias fora de casa e fiquei apenas 12. Mudei minha cama novamente de lugar. Mas não tirei o organizador de bolsas Então pendurei esse quadro do tempo de Sistina (1998) e quando vi essa foto, percebi que ficou parecendo uma cruz 🤔 Toda bacaninha exalando meu perfume e esperando pela minha volta🙏🌹

A pessoa e o livro🌹

  Hoje pela manhã enquanto conversava com Deus, literalmente, como se conversasse com um amigo ao lado, expressei um conceito que me trouxe a lembrança o meu amigo invisível, digamos assim. Pela primeira verbalizei que mais importante do que externar conceitos bíblicos e vivencia-los tradicionalmente, minha lição de casa é visualizar o Jesus do Novo Testamento e internaliza-lo, para então permitir que ele flua através de minha ações. Já que em momento algum Jesus teve a preocupação de registrar seu comportamento e vivência.  Jesus apenas viveu o que acreditava. Outros sim , depois dele e que se preocuparam com a reprodução literária. Isso só aconteceu pois me lembrei do Paulo Brabo no evento do lançamento do seu livro admirável ~A Bacia da Almas ~ Confissões de um ex-dependente da Igreja🌹 Que coisa boa foi ter libertado isso de dentro de mim e assim experimentar a liberdade de viver sem rotular, estigmatizar a trajetória de Jesus. Sempre me lembro da passagem bíblica que nos ...

~Achando~🌹

Saindo para fazer minhas provinhas. (achando que engordei😱) Os cabelos cortarei após o dia 9, quando tentarei uma.consulta na Sta Casa. E as doutoras precisam ver meu cabelo.🙏

Grandes amores🌹

  Já tive um grande amor. Nunca entendi a razão de dizermos "grande amor". Isso supõe que existam "pequenos amores" ?! Não saberia dizer. Só  sei que sinto que foi um grande amor pelo fato de mesmo depois de ter passado eu ainda guardo um carinho muito grande  no coração pela pessoa. Tanto, que hoje em minhas orações pedi a Deus por sua vida.  Um grande amor quando termina, adormece, descansa da sofreguidão que trouxe ao nosso coração, fica assim amigo, querendo o bem só outro. Um grande amor não precisa ter ser vivido literalmente ao lado da pessoa para existir como tal. O meu nunca teve essa oportunidade mas nem por isso arrefeceu. Durou muitos anos, me inquietava, me questionava, me esperança, até que um dia passou a ser uma lembrança gostoso e amiga no meu coração. O que me leva a crer que esse grande amor arrefeceu é que unido ao sentimento de amor, existe outras emoções que o embala, como a vontade de estar juntos, sendo abraçados, acariciados e vivendo as emo...