Pular para o conteúdo principal

E se

Esse texto é tão suave, envolvente e desmitificante a respeito de Deus e suas promessas (jargão muito tristemente utilizado por evangélicos) que ouso trazê-lo na íntegra .

Fiquei docemente em  paz depois de sua leitura, pois confirma uma opçao minha de relacionamento com Deus e fé , que  mantenho a chama  acessa independente das circunstâncias não para ter meus desejos realizados por Ele, mas para ter forças e esperança para seguir em frente nesses dias cada vez mais doloridos e maus e quase desesperancosos.

Muito adorável





Revista IHU  On Line 


"Sempre desconfio de frases que começam com 'mas'. Muitas vezes isso indica que tudo o que foi dito antes não deve ser levado a sério, como: 'Eu realmente gosto da rua roupa, mas eu não usaria'. Assim, quando Jesus faz esta declaração, creio que ele estava dizendo: 'Sim, Deus vai responder às vossas orações, mas o que realmente importa não são os pedidos e a resposta divina, mas sim se vocês têm a atitude de fé'", escreve Francis DeBernardo, diretor executivo do New Ways Ministry, em artigo publicado por New Ways Ministry, 16-10-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa
Eis o artigo.
A leitura do Evangelho deste domingo, 16 de outubro, descreve uma situação que pode ser familiar aos católicos apoiadores de temas LGBTs. Em Lucas 18,1-8, ouvimos a parábola de uma viúva que ficava clamando a um juiz local desonesto para que lhe fizesse justiça. O juiz, que se descreve como alguém não temia a Deus nem respeitava homem algum, irá lhe dar uma decisão justa somente se ela parar de aborrecê-lo com os seus pedidos.
Jesus explica que Deus, que é plenamente justo, certamente faria justiça, e mais ainda do que o juiz desonesto, dizendo: “E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?”
Como um alguém que se vê clamado a Deus há décadas por justiça às pessoas LGBTs, essa resposta de Jesus fornece um certo conforto: Deus, de fato, irá nos ouvir e proteger os nossos direitos também.
Mas adivinhem? Até agora, Deus não ouviu. E há tempos eu tenho clamado. Conheço um monte de pessoas que vem clamando há bastante tempo do que eu ainda. E o que isso quer dizer?
Penso que Jesus nos dá uma resposta a essa pergunta na conclusão do Evangelho de hoje. Depois de assegurar aos seus ouvintes que Deus responderá às suas orações, ele termina com uma pergunta:
“Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?”
Sempre desconfio de frases que começam com “mas”. Muitas vezes isso indica que tudo o que foi dito antes não deve ser levado a sério, como: “Eu realmente gosto da rua roupa, mas eu não usaria”. Assim, quando Jesus faz esta declaração, creio que ele estava dizendo: “Sim, Deus vai responder às vossas orações, mas o que realmente importa não são os pedidos e a resposta divina, mas sim se vocês têm a atitude de fé”.
Sei que, em grande parte de meu clamor a Deus, eu muitas vezes não tenho esse elemento de fé. Clamo a Deus porque estou um tanto sem esperança, e carente de opções, e as minhas orações têm um tom de desespero mais presente do que qualquer outra coisa. Penso que, no evangelho de hoje, Jesus nos lembra não só clamar a Deus desesperadamente, mas de termos fé. Devemos nos aproximar de Deus em oração com a confiança de que Ele irá responder, mesmo se não consigamos ver exemplos concretos em nossas vidas. Como São Paulo instrui em sua Carta aos Hebreus (11,1):
“A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem”.
Além dos benefícios puramente espirituais de orar com fé, há um benefício prático importante. Quando oramos com fé, é como receber novos olhos para ver o mundo através da lente da fé. Esta nova visão ajuda a ver coisas que poderíamos não ter visto no passado. Podemos começar a ver onde está sendo ocorrendo um progresso em questõesLGBTs, e onde um trabalho ainda precisa ser feito. Podemos começar a ver como Deus já deu uma resposta às nossas orações, mas talvez não da maneira que esperávamos. Podemos ver mais claramente que, muito embora não tenhamos alcançado os nossos objetivos de igualdade e justiça, Deus está tão intimamente próximo de nós, amando-nos, fortalecendo-nos, na medida em que continuamos o nosso trabalho.
Esta abordagem não nos pede para “olhar para o lado positivo” das coisas apenas, ou a vê-las com lentes cor de rosa. Ela nos pede para reconhecer uma realidade que é maior que nós e do que os nossos próprios desejos particulares.
Portanto, em vez de nos perguntar por que parece que Deus não tem respondido às nossas orações, talvez precisamos de olhar novamente para o mundo com os olhos da fé para ver que Deus realmente está ouvindo o nosso clamor, e que está ajudando a alcançar os nossos objetivos, pouco a pouco.
E... mantenhamo-nos clamando!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Seu calor humano~🌹

 Bom dia🌹 Hoje eu me deparei com essas belas postagens de 2012.  Confesso que não tenho certeza e  não entendo suas motivações de visitar meu bloguinho todos os dias. Porém, fico feliz. Certas postagens relembradas alimentam meu ser e meu otimismo e esperança na vida. Há postagens um pouco duras também visitadas. Aquele do "ano novo escureceu" é malvada. Mas não me permito pensar nelas, como penso e me deleito nas de bom sentimento quando postei. Como o doce Ferreira Gular me ensinou " a vida só consome o que nos alimenta". E meus alimentos são os melhores para satisfazer  minha fome e sede de belezas. Lamento que meus dias atuais não me permitem mais ser a garimpeira da beleza, como sempre me senti. E continuar trazendo para esse recanto de beleza e poesia minhas descobertas. Como as aqui apresentadas. Hoje me dedico mais aos estudos que vão ficando mais complicados. Faz parte, todavia. Obrigada com todo o meu coração de estar por aqui todos esses anos. Gostaria m...

~ Everybody's Changing~

Sou apaixonada pela ~ Banda Keane~ Sua beleza musical me acompanha aqui. Já no meu sexto período e imensamente feliz com minha graduação, mas muito envergonhada para falar. Desde o início da graduação, e apesar de  todas as dores da minha cirurgia e a reabilitação dolorosa - ainda não flexiona o joelho em 90 graus -, foi meu período de notas mais altas. Acima de 8 nas duas provas presenciais específicas de inglês. Radiante me sinto. Gratidão ao Deus da minha alma e meu Jesus amado pela presença doce, consoladora  e norteadora  no meu ❤❤❤ coração ❤ ❤ 🙏🙏 Nada seria sem essa minha pequena fé.  Urgentemente preciso destravar a fala e assim me dedico a ouvir canções na língua inglesa,  agora como aprendizado. Usando Amazon Music, o que mais gosto, para tal. Ruthinha amada disse "não assista filme dublado". Disse a ela que não faria. Mas pouco consigo. Amo um filminho mas como distração, não como instrumento de estudo.  Assim, escolhi as canções para serem meu ...

~Sementes~🌹

  “Nunca digas que esqueceste um amor diga apenas que consegue falar nele sem chorar, pois o amor é… inesquecível." João Guimarães Rosa

~Deixei assim~🙏🌹

 No ônibus que nos levará para a Barra da Tijuca. Que parto foi sair de casa. Não tanto pelas coisas que precisava deixar arrumadas e sim pelo sentimento de abandono de mim. Nosso lar é onde nosso coração se sente sossegado e acariciado.  Se você vive num lugar onde seu coração não se sente em paz, confortável em si mesmo, se convença de que não é o seu lar ainda que do lado de fora tudo te faça crer que sim. Deixei minha casinha assim: Meu encosto está imundinho. Devo dizer. Culpando o  trabalho🤭🤭 Nesse mês de janeiro trabalhei 19 dias fora de casa e fiquei apenas 12. Mudei minha cama novamente de lugar. Mas não tirei o organizador de bolsas Então pendurei esse quadro do tempo de Sistina (1998) e quando vi essa foto, percebi que ficou parecendo uma cruz 🤔 Toda bacaninha exalando meu perfume e esperando pela minha volta🙏🌹

A pessoa e o livro🌹

  Hoje pela manhã enquanto conversava com Deus, literalmente, como se conversasse com um amigo ao lado, expressei um conceito que me trouxe a lembrança o meu amigo invisível, digamos assim. Pela primeira verbalizei que mais importante do que externar conceitos bíblicos e vivencia-los tradicionalmente, minha lição de casa é visualizar o Jesus do Novo Testamento e internaliza-lo, para então permitir que ele flua através de minha ações. Já que em momento algum Jesus teve a preocupação de registrar seu comportamento e vivência.  Jesus apenas viveu o que acreditava. Outros sim , depois dele e que se preocuparam com a reprodução literária. Isso só aconteceu pois me lembrei do Paulo Brabo no evento do lançamento do seu livro admirável ~A Bacia da Almas ~ Confissões de um ex-dependente da Igreja🌹 Que coisa boa foi ter libertado isso de dentro de mim e assim experimentar a liberdade de viver sem rotular, estigmatizar a trajetória de Jesus. Sempre me lembro da passagem bíblica que nos ...

~Achando~🌹

Saindo para fazer minhas provinhas. (achando que engordei😱) Os cabelos cortarei após o dia 9, quando tentarei uma.consulta na Sta Casa. E as doutoras precisam ver meu cabelo.🙏

Grandes amores🌹

  Já tive um grande amor. Nunca entendi a razão de dizermos "grande amor". Isso supõe que existam "pequenos amores" ?! Não saberia dizer. Só  sei que sinto que foi um grande amor pelo fato de mesmo depois de ter passado eu ainda guardo um carinho muito grande  no coração pela pessoa. Tanto, que hoje em minhas orações pedi a Deus por sua vida.  Um grande amor quando termina, adormece, descansa da sofreguidão que trouxe ao nosso coração, fica assim amigo, querendo o bem só outro. Um grande amor não precisa ter ser vivido literalmente ao lado da pessoa para existir como tal. O meu nunca teve essa oportunidade mas nem por isso arrefeceu. Durou muitos anos, me inquietava, me questionava, me esperança, até que um dia passou a ser uma lembrança gostoso e amiga no meu coração. O que me leva a crer que esse grande amor arrefeceu é que unido ao sentimento de amor, existe outras emoções que o embala, como a vontade de estar juntos, sendo abraçados, acariciados e vivendo as emo...