~ Encontros e Despedidas ~

https://youtu.be/90pI4xNf-8I

sábado, 14 de setembro de 2013

Martha Pires Ferreira - Exposição

A exuberante Martha querida em exposição na Casa Amarela
 na bela e elegante Santa Teresa.
Amanhã e dia 21 estará presente de 16h às 19h00.

Tive a alegria de comparecer no domingo passado e pensei que estaria fazendo um carinho na que tanta estimo e admiro e fui tratada com um carinho maior.

Sempre grata linda Martha pelo privilégio e  deferência 
de sua amizade, pelo aprendizado de sensibilidade e
eloquente autenticidade de vida.
beijo carinhoso
denise.






Formas no espaço 
Casa Amarela
Rua Hermenegildo de Barros, 163.
Santa Teresa - RJ - de 1/9 a 21/9 de 2013
(visita sob agendamento tel. 2242-9341
desenhos bico de pena, aquarela e interferências.
_______________________
                        Processo criativo                                                                                                                                           Martha Pires Ferreira / 2008

          Todo ser humano é potencialmente um criador. A criatividade é essencial à natureza humana, à expansão da personalidade.
          O processo criativo se dá por conexões; impulsos internos e desejos de expressão interagem intuitivamente com o mínimo da interferência lógica, racional. Assim, penso, deveria ser. Para outros, ocorre o inverso, é o domínio da racionalidade com um quantum de impulso instintivo.
          O anseio imagístico procura dar forma, ao se deixar revelar, desvelar o que antes era invisível ao conhecimento. É o novo que brota genuíno e real. Arte é descobrir, é tornar visível o que não existia. Não se cogita beleza estética, e sim dar origem a. Os caminhos são complexos e, por vezes, paradoxais. A apreensão sensível de conteúdos expressivos nas artes plásticas, musical ou poética são experiências efetivas e diretas da sensibilidade criadora de cada pessoa, individualmente. A obra de arte não se limita ao objeto em si, é mais que representação pictórica.
          Criatividade é processo inesgotável. As mãos engendram quase por magia; nas atividades plásticas desde o artesão das cavernas, passando por toda a história da arte antiga, clássica e moderna com Cézanne, Matisse, Picasso, Paul Klee ou à sofisticada cognição intelectual interagindo simultânea, sensitivo e emocional, nas obras de artistas contemporâneo ou não, brasileiros, como Lygia Clark, Tunga, Beatriz Milhazes, Marília Kranz, Teresa Miranda, Antônio Dias ou Cildo Meireles. Citando estes apenas. Os olhos, um telescópio; constata e contempla a obra realizada, indo além, num mergulho misterioso. A criatividade é a mola impulsionadora da essência da vida. A obra acabada, é quem fala, se faz real e presente. É mais que um objeto.
          No meu caso pessoal, desenhar é um ato de liberdade que se faz incontinenti. É deixar mostrar o latente, revelação, espanto intelectual e emocional obedecendo ao que a intuição determina. Deixar o imprevisível acontecer, descobrir, tocando o abissal. A sensibilidade é o tom que contribui para a criação pictórica se tornar manifesta. O artista é, apenas, um instrumento ativo no processo.
          Enlouquecida, aprendi com Hokusai (1760 – 1849) que no exercício de desenhar, no penetrar na essência de todas as coisas manifestas, pode-se chegar a um nível de consciência, de saber, mais elevado, impensável, onde tudo vive; cada ponto, gesto, linha, cor. Arte é celebração. O que a imaginação apreende como fogo criador, sopro e beleza, é verdade, é espiritualidade. Além disso, nada sei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Denise, querida amiga, fiquei mais do que feliz com sua presença na minha exposição.
De coração agradeço esta sua divulgação tão afetuosa.
Gosto imenso das sutilezas do seu blog
Minha amizade, sempre,
Martha

denise senra disse...

Martha querida, sempre acariciada pelo privilegio de sua amizade, atençao e carinho.
Sou muito feliz por ter.vc tao acessivel. Sensivel e radiante presença.
Bjs
denise