Pular para o conteúdo principal

Nise da Silveira - Metamorfose e Transformação



Nise da Silveira - Metamorfose e Transformação:




O Grupo de Estudos C. G. Jung, resistente, dá continuidade aos estudos da obra de Nise da Silveira com o livro
O Mundo das Imagens, - capítulo 9 -

Metamorfoses e Transformações.
na
Casa das Palmeiras
Quarta -feira dia 5 e 19 de setembro das 19h às 20h40
Rua Sorocaba, 800 – Botafogo
informações Tel. 2266-6465 // 2242-9341
- Está aberto ao público -


Palavras de Nise da Silveira - O Mundo das Imagens:



“O fenômeno da metamorfose permeia todas as áreas da produção imaginativa do homem. Não poderá, portanto, deixar de possuir profunda significação psicológica. Insistira sobre o lado secreto que une na profundeza todas as coisas – pedra, vegetal, animal, homem, deus? Dará configuração a aspectos da psique que se mantém ocultos nas cavernas da sombra?

E quantas coisas mais dirá em linguagem simbólica?”

“Todo ser tende a realizar o que existe nele em potencial, a crescer, completar-se. É o que acontece à semente do vegetal e ao embrião do animal. O mesmo acorre ao homem, quanto ao corpo e quanto à psique. Mas no homem, embora o desenvolvimento de suas potencialidades seja impulsionado por forças instintivas inconscientes, adquire provavelmente caráter peculiar. O homem será capaz de tomar consciência nítida desse crescimento e mesmo de influenciá-lo. Esse crescimento, muitas vezes difícil e até doloroso, caminha na busca de complementação da personalidade específica de cada um, isto é, daquilo que G. Jung denomina processo de individuação”.

“É um processo lento. Não adianta pretender acelerá-lo artificialmente. Talvez apenas ajudá-lo na remoção de obstáculos e criação de condições favorecedoras. Jung relata que, vária vez encontrou antigos analisados, que não via desde muitos anos e, entretanto, continuavam a ampliar seu desenvolvimento”.
“Jung trabalhava como um empirista de olhar excepcionalmente penetrante. Foi assim que apreendeu, através dos sonhos de seus clientes, não só o processo de individuação que cada um buscava realizar por caminhos não lineares, mas um surpreendente paralelo entre esse processo e o opus alquímico”.

___________

O Grupo de Estudos C. G. Jung é coordenado por Dr. Edgar Tavares e por mim. O Grupo deve manter-se vivo e atuante como desejava sua fundadora Nise da Silveira. Daí nossa prazerosa resistência.
Por anos a fio frequentávamos o Grupo, na sala ao lado do consultório da Doutora. Íamos para lá ouvir e estudar com a própria Doutora Nise da Silveira. Rua Marques de Abrantes, nas inesquecíveis e famosas quartas-feiras à noite.

Ali passei a conviver rigorosamente, por convite dela, em maio de 1968.

O Grupo sempre foi aberto, gratuitamente, para os mais variados tipos humanos, sem excludências. As mais formais e bizarras criaturas aportavam por curiosidade e/ou desejo mesmo de conhecer a sábia senhora e a obra do gênio criador que foi Jung. Ali se estudava, e muito, as bases fundamentais de Jung.
Nise da Silveira foi pioneira na divulgação de Carl Gustav Jung no Brasil e mesmo na América Latina.

Importantes obras foram editadas pelo Grupo desde 1968 - Jung / Vida e Obra - Nise da Silveira.
Ao terminar os estudos no Grupo, muitos de nós, permanecíamos, na calçada, enfrente ao prédio, conversando por horas ou íamos bebericar/ degustar, estendendo nossas ideias no Bar Lamas, Churrascaria Recreio e suas redondezas.

Nos reuníamos para preparar trabalhos a serem apresentados. Foi assim que mergulhei nos estudos de Alquimia, orientados por Dr. Nelson Bandeira de Melo, em 1974, para o Centenário de Jung no Museu de Arte Moderna, 1975, RJ. Estudos que mantenho pelo caminho da individuação.
Adquiri preciosas amizades. Muitos, lembrados e queridos, já faleceram. Com outros, até hoje, mantenho contatos afetuosos e felizes. Somos uma espécie de irmãos niseanos formando uma Confraria. Alguns seguiram os caminhos de Nise, suas ideias e métodos, outros partiram para outras vertentes individuais, com ou pos-Jung.

Nise deu o empurrão, cada um seguiu sua trilha. Intuitiva e perspicaz, não escondia seu desprezo implacável aos tacanhos individualistas representando com máscaras da burrice. Nem ocultava suas preferências e conivências aos sofridos emocional e mentalmente, assim como às pessoas transgressoras e criativas. Libertária amava os seres capazes de confrontar seus opostos inconciliáveis, reconhecendo suas sombras obscuras sem disfarces.

Áspera e meiga procurava integrar seus próprios opostos na eterna tentativa de aproximação harmoniosa; luz e sombra, consciente e inconsciente.

- martha pires ferreira _____

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~Seu calor humano~🌹

 Bom dia🌹 Hoje eu me deparei com essas belas postagens de 2012.  Confesso que não tenho certeza e  não entendo suas motivações de visitar meu bloguinho todos os dias. Porém, fico feliz. Certas postagens relembradas alimentam meu ser e meu otimismo e esperança na vida. Há postagens um pouco duras também visitadas. Aquele do "ano novo escureceu" é malvada. Mas não me permito pensar nelas, como penso e me deleito nas de bom sentimento quando postei. Como o doce Ferreira Gular me ensinou " a vida só consome o que nos alimenta". E meus alimentos são os melhores para satisfazer  minha fome e sede de belezas. Lamento que meus dias atuais não me permitem mais ser a garimpeira da beleza, como sempre me senti. E continuar trazendo para esse recanto de beleza e poesia minhas descobertas. Como as aqui apresentadas. Hoje me dedico mais aos estudos que vão ficando mais complicados. Faz parte, todavia. Obrigada com todo o meu coração de estar por aqui todos esses anos. Gostaria m...

~ Everybody's Changing~

Sou apaixonada pela ~ Banda Keane~ Sua beleza musical me acompanha aqui. Já no meu sexto período e imensamente feliz com minha graduação, mas muito envergonhada para falar. Desde o início da graduação, e apesar de  todas as dores da minha cirurgia e a reabilitação dolorosa - ainda não flexiona o joelho em 90 graus -, foi meu período de notas mais altas. Acima de 8 nas duas provas presenciais específicas de inglês. Radiante me sinto. Gratidão ao Deus da minha alma e meu Jesus amado pela presença doce, consoladora  e norteadora  no meu ❤❤❤ coração ❤ ❤ 🙏🙏 Nada seria sem essa minha pequena fé.  Urgentemente preciso destravar a fala e assim me dedico a ouvir canções na língua inglesa,  agora como aprendizado. Usando Amazon Music, o que mais gosto, para tal. Ruthinha amada disse "não assista filme dublado". Disse a ela que não faria. Mas pouco consigo. Amo um filminho mas como distração, não como instrumento de estudo.  Assim, escolhi as canções para serem meu ...

~Sementes~🌹

  “Nunca digas que esqueceste um amor diga apenas que consegue falar nele sem chorar, pois o amor é… inesquecível." João Guimarães Rosa

~Deixei assim~🙏🌹

 No ônibus que nos levará para a Barra da Tijuca. Que parto foi sair de casa. Não tanto pelas coisas que precisava deixar arrumadas e sim pelo sentimento de abandono de mim. Nosso lar é onde nosso coração se sente sossegado e acariciado.  Se você vive num lugar onde seu coração não se sente em paz, confortável em si mesmo, se convença de que não é o seu lar ainda que do lado de fora tudo te faça crer que sim. Deixei minha casinha assim: Meu encosto está imundinho. Devo dizer. Culpando o  trabalho🤭🤭 Nesse mês de janeiro trabalhei 19 dias fora de casa e fiquei apenas 12. Mudei minha cama novamente de lugar. Mas não tirei o organizador de bolsas Então pendurei esse quadro do tempo de Sistina (1998) e quando vi essa foto, percebi que ficou parecendo uma cruz 🤔 Toda bacaninha exalando meu perfume e esperando pela minha volta🙏🌹

A pessoa e o livro🌹

  Hoje pela manhã enquanto conversava com Deus, literalmente, como se conversasse com um amigo ao lado, expressei um conceito que me trouxe a lembrança o meu amigo invisível, digamos assim. Pela primeira verbalizei que mais importante do que externar conceitos bíblicos e vivencia-los tradicionalmente, minha lição de casa é visualizar o Jesus do Novo Testamento e internaliza-lo, para então permitir que ele flua através de minha ações. Já que em momento algum Jesus teve a preocupação de registrar seu comportamento e vivência.  Jesus apenas viveu o que acreditava. Outros sim , depois dele e que se preocuparam com a reprodução literária. Isso só aconteceu pois me lembrei do Paulo Brabo no evento do lançamento do seu livro admirável ~A Bacia da Almas ~ Confissões de um ex-dependente da Igreja🌹 Que coisa boa foi ter libertado isso de dentro de mim e assim experimentar a liberdade de viver sem rotular, estigmatizar a trajetória de Jesus. Sempre me lembro da passagem bíblica que nos ...

~Achando~🌹

Saindo para fazer minhas provinhas. (achando que engordei😱) Os cabelos cortarei após o dia 9, quando tentarei uma.consulta na Sta Casa. E as doutoras precisam ver meu cabelo.🙏

Grandes amores🌹

  Já tive um grande amor. Nunca entendi a razão de dizermos "grande amor". Isso supõe que existam "pequenos amores" ?! Não saberia dizer. Só  sei que sinto que foi um grande amor pelo fato de mesmo depois de ter passado eu ainda guardo um carinho muito grande  no coração pela pessoa. Tanto, que hoje em minhas orações pedi a Deus por sua vida.  Um grande amor quando termina, adormece, descansa da sofreguidão que trouxe ao nosso coração, fica assim amigo, querendo o bem só outro. Um grande amor não precisa ter ser vivido literalmente ao lado da pessoa para existir como tal. O meu nunca teve essa oportunidade mas nem por isso arrefeceu. Durou muitos anos, me inquietava, me questionava, me esperança, até que um dia passou a ser uma lembrança gostoso e amiga no meu coração. O que me leva a crer que esse grande amor arrefeceu é que unido ao sentimento de amor, existe outras emoções que o embala, como a vontade de estar juntos, sendo abraçados, acariciados e vivendo as emo...