Ainda não visitei o Otorrino, mas para dirimir duvidas quanto à tonteira fui ao Oftalmo (assim vou eliminando possibilidades). Claro que da Santa Casa de Misericórida e pelo meu plano do SUS, rs, como sempre. Mas do Otorrino não vou conseguir escapar de pagar uma consulta.
Nessa consulta fui examinada minuciosamente e adorei os procedimentos. A Santa Casa é simples em termos de conforto mas exuberante quanto a qualidade de seus serviços, pelo menos nas especialidades que utilizo.
O único probleminha foi o diagnóstico de olho seco ou muito seco, falta de lágrimas, que originou uma brincadeira minha quando disse: "estou precisando então chorar mais". A doutora sorriu e explicou o significado disso sendo uma consequência de procedimentos externos (entendi assim). Ou seja, falta de piscar o olho mais vezes. E um dos vilões, talvez até o unico, seja o uso irrestrito do computador. Pois quando estamos a frente da telinha o olho fica fixo, sem piscar e isso resseca o olho.
Depois do diagnóstico me receitou um colírio, sem medicamento na fórmula, que faz a função de lágrima, uma gota em 4 doses diárias. Para sempre. E para sempre é tão longe, nesse caso.
Imagine, para sempre ficar pingando uma aguinha no seu olho que faz o papel de lágrima para lubrificá-lo. Além do custo, a lembrança de ter que pingar, e tira frasquinho da bolsa e guarda frasquinho. Ontem, não pinguei vez alguma. Esqueci. Mas não vou desobedecer ao oftalmo.Ainda mais que foi tão delicada e atenciosa no meu atendimento.
Escrevo tudo isso para ilustrar a emoção Renatinha me causou e que meus olhos marejados ficaram e com isso pensei que talvez eu devesse me emocionar mais. Soltar as emoções, permitir que a alma se sensibilize. Fazer mais ainda carinhos nos outros. Porque carinho dado pode ser carinho retruído e toda e qualquer, por menor, retruição que seja, emociona.
As vezes a gente substiui as emoções sem saber por algo que poderia ser evitado.
(nem sei exatamente o que isso quer dizer, mas o coração sussurrou e resolvi obedecer e deixar isso aqui)
Talvez o melhor remédio para meus olhinhos secos sejam a emoção de cada dia. Isso não quer dizer que eu não vá usar o colírio. Mas que também eu devo cooperar mais para que meu olhos possam lacrimejar. E isso é com a alma.
Ta faltando motivo para se emocionar?
Dê mais carinho. Talvez nem todos alcancem e agradeçam a sua disponibilidade de se doar, mas talvez como aquele leproso da parábola de Jesus, um volte para agradecer e te encantar.
Vá fotografar, cada vez que vejo uma imagem minha me emociono porque sempre faço com amor. Vá ler um bom título. Vá ler um olhar. Vá fazer alguma coisa com a alma de verdade. Vá se encantar.
Hoje e Renatinha foi meu colírio e deu mais de 4 gotas, pois cada vez que penso na emoção sentida ela ressurje no coração e no meu olhar.
E também olhe mais para Vida e lágrimas não hão de te faltar.
Das minhas:
"Bobagens Convincentes"
(acho que vou abrir um novo marcador)
Meu colírio
e de quebra meu chaveirinho que veio da Bahia, Jequié.
Dra. Y trouxe depois de 2 semanas lá e
também uma banana crocante assada que lubrificou meu estômago.rs
E melhor ainda disse que lá visitando uma feira teve que tirar uma foto
de uma barraquinha que me traduzia.
Isso que é carinho bom. A pessoa viaja e te leva no coração.
Comentários