A culinária nordestina é bem exuberante. É fato. Os mineirinhos, todavia, não ficam nada a dever aos nordestinos. E como filha de mineiros, minha culinária segue os passos de minha saudosa e amada mãe.
Hoje, por conta de uns ajustes no telhado que levou-me a loja de materiais de construções por duas vezes, mercado e padaria, precisei improvisar um almocinho gostoso e básico como minha mãe fazia. E optei pelo famoso "arroz macaco" velho e saboroso, conhecido da família.
Na versão nordestina chama-se o "baião de dois".
O formato é esse:
um arroz frito , no óleo de girassol que só uso, com o seu tempero preferido (o meu é só e bastante alho), acompanhado de rodelas cortadas de linguiça calabresa, pode também levar batatas cruas em quadradinhos. Depois de tudo refogado ao invés de se colocar água fervendo , coloca-se conchas de feijão cozido mas sem tempero. E logo a seguir as conhas do caldo, como se fosse a água tradicional, que também pode ser misutada um pouco. Deixa-se cozinha em fogo brando e se ficar durinho pode acrescentar um pouquinho de água.
O ideal é que o feijão seja cozido no dia que se vai fazer o arroz macaco. Fica mais saboroso.
Fiz umas fotos para deixar para se ter uma noção. Nada como uma imagem.
Parece complicado e sem graça como culinária. Mas é uma delícia. Descomplicado e gostoso. Os netos adoravam. E tem outras maluquices saborosas que mamãe fazia, e uma delas chama-se "pida". Qualquer dia faço e deixo aqui.
O legal do arroz macaco é a criativadade na hora de fazer. Pois vc pode colocar todos seus salgados e temperos preferidos e ficará uma tortura de delicioso.
Pode ser acompanhado com sua carne preferida e saladas. Minha sugestão é o ovo frito, estalado ou estrelado (como preferir no seu português), na manteiga. E regado ao azeite.
Cozinhar me deixa feliz. Ainda mais quando me reporta a minha mãe querida.
Cozinhar é um ato de amor. E sempre faço inspirada, ainda que a oferta não possa ser recebida.
~~
Passo a passo
Esse é meu pratinho,
que enquanto as fotos carregavam nessa minha conexão arrastada,
degustei.
Agora é hora de voltar para arrumar a cozinha.
Agora é hora de voltar para arrumar a cozinha.
Comentários